Gravidez na adolescência e complicações


Adolescência e gravidez, dois temas tão distintos e alegres que ao longo do tempo se uniram e se transformaram no drama em questão. A gravidez na adolescência é uma das coisas que atrapalha as pessoas sim, porque esse é um período em que você não tem certeza nem do que quer ser quando for adulto, que dirá a certeza de que quer ter um filho. Por isso é que é de extrema importância que os pais e a escola batam várias vezes na mesma tecla, quanto à importância e a necessidade de fazer sexo de forma responsável, principalmente quando não está preparado para arcar com consequências maiores como a chegada de uma criança. É papel dos pais em primeiro lugar orientar, pois para quem vai sobrar caso a adolescente engravide é para eles mesmos, mas parece que nem todos pensam assim, em plena época em que vivemos, por mais incrível que pareça, esse tabu ainda não acabou.

Uma das coisas que leva a isso é o interesse de meninas ainda bem novas por meninos mais velhos, maiores de dezoito anos, por exemplo. Em ambas as idades não há maturidade e muito menos responsabilidade para cuidar de uma criança, é por isso que é importante os pais participarem sempre do namoro de seus filhos. Permitir que a sua filha namore dentro de casa e trazer o rapaz para o mundo dela embaixo dos seus olhos é bem mais seguro do que deixar ela se aventurando por ai, nas ruas, e aparecer em casa grávida. Depois não adianta querer expulsar, sim, ainda há isso nos nossos dias também.

Conscientizar a adolescente das coisas que ela pode perder caso engravide é uma excelente forma de fazer com que ela tenha noção de que é importante se prevenir, fazer as coisas desde já com responsabilidade para conseguir ter alguma coisa em sua vida em longo prazo. Orientação correta é a base de tudo para se dar bem na vida, e você como pai ou mãe é quem pode fazer algo por seu filho ou filha adolescente, evitando que ele se enrosque sem necessidade em uma gravidez precoce.