Cuidados com dislexia infantil

Cuidados com dislexia infantil


Você sabe do que se trata a dislexia? É uma dificuldade específica para ler, escrever, soletrar ou enumerar. Ela está associada a deficiências de memória imediata. As pessoas disléxicas costumam ter problemas de coordenação e de auto-organização, e este é um dos motivos pelo qual a mesma chama atenção. A pesquisa sobre as causas da dislexia revelou que a estrutura celular do cérebro disléxico é diferente. Existe, além disso, um fator hereditário e, segundo pesquisas mais recentes, tem igual importância um componente genético. É muito comum que a dislexia se manifeste em crianças e este é um dos motivos pelo qual os pais ficam super preocupados e procuram médicos. Na fase infantil é muito importante que os pais acompanhem a vida social de seus filhos, pois é nessa fase que muitas doenças começam a se manifestar. É aconselhável que o pai vá sempre a escola, saber como está o rendimento de seu filho, e procure em casa, fazer algumas atividades para exercitar o cérebro.
As crianças quando começam a desenvolver a dislexia, apresentam alguns sinais perceptivos os quais os pais têm que ficar bem alertas! Alguns sinais são:
• Criança diz não conseguir ler nada;
• Se sente mal com a gozação dos colegas;
• Quer abandonar a escola;
• Passa a não fazer as atividades escolares.
Se seu filho apresentar algum destes sintomas, fique de olho, pois ele pode estar desenvolvendo a dislexia infantil. Caso perceba os sinais, leve seu filho a um medico, o qual irá diagnosticar o que a criança tem. Se seu filho realmente estiver disléxico, o tratamento consiste em levá-lo a uma serie se especialistas, tais como psicólogo, fonoaudiólogo, pediatra, mestres e pais. O apoio dos pais é incondicional neste momento para a criança, que vai precisar muito do amor e do carinho dos mesmos. Na escola, peça aos professores para darem atenção especial para com o seu filho, pois isso influenciará positivamente no tratamento da dislexia. Para mais informações, consulte seu médico!